Bromo obtido através da água do mar

A utilização do bromo atualmente consiste na fabricação de fármacos, corantes, entre outras aplicações.Devido ao seu grande utilização, acaba por ofuscar novos processos para a obtenção.a Sua produção em larga escala em 1920 foi ocasionado pela demanda por compostos orgânicos bromados.

Na década de 1920, impunha-se a necessidade de controlar a combustão nos motores a explosão, cujo uso em automóveis estava em franca expansão 
nos EUA. Nesse contexto, Thomas Midgley Jr. (1889 – 1944), engenheiro mecânico de formação, 
protagonizou a preparação do tetraetilchumbo. Midgley concluiu também que uma mistura entre tetraetilchumbo e compostos orgânicos bromados seria a maneira mais eficaz para potencializar os efeitos antidetonantes. Dessa maneira, criou-se a necessidade do desenvolvimento de um método industrial vantajoso para a obtenção de bromo. A pequena quantidade de íons brometo presente na água do mar (cerca de 85 ppm) exigiu o desenvolvimento de um processo capaz de extraí-lo com alto rendimento. Em 1924, a Ethyl Gasoline Corporation, empresa onde Midgley trabalhava, construiu usinas (primeiro em escala piloto, depois uma embarcada em navio) que utilizavam brometo da água do mar para a produção da tribromoanilina: 

3 Br- + 3 Cl2 + C6H5NH2 → C6H2Br3NH2 + 4 Cl- + H+

A Dow Chemical Company, por sua vez, procurou obter bromo em sua forma elementar (para, em seguida, produzir dibromoetano). Seu método consistia essencialmente em: (1) oxidar o Br- com 
Cl2, promovendo a formação de Br2; e (2) borbulhar o Br2 em solução contendo um carbonato alcalino, da qual o Br2 podia ser recuperado em escala comercial. Uma comparação geral entre os dois métodos apontava para algumas vantagens da extração direta (via oxidação do brometo por Cl2) frente ao método da tribromoanilina: (1) o método direto requer teoricamente 1 mol de Cl2 para cada mol de Br2 liberado, enquanto o outro método requer 2 mols de Cl2 por mol de Br2; (2) o processo direto requeria 
menor quantidade de H2SO4, usado para acidificar a água do mar; e (3) a anilina era uma substância relativamente cara, e a tribromoanilina formada contém menos bromo por unidade de massa que o dibromoetano. Quanto maior a porcentagem de bromo, melhor o efeito antidetonante na gasolina.1 Cabe ressaltar aqui que a obtenção do bromo originário da água do mar foi viabilizada pela 
necessidade da indústria de combustíveis em contar com brometos orgânicos. As unidades produtoras de bromo foram construídas próximas do mar, e integradas com a produção de gasolina. Assim, a extração de bromo foi uma consequência de interesses econômicos mais amplos nessa época. Um indício do impacto desses desenvolvimentos tecnológicos no contexto da época foi a outorga a Midgley, em 1937, da Medalha Perkin – um dos mais prestigiosos prêmios da indústria química – pelo desenvolvimento do tetraetilchumbo como aditivo para gasolina, mas também pela produção de CFCs como fluidos para a indústria de 

refrigeração.
Por Curiosidade : O bromo é obtido de água salgada nos Estados Unidos da América, por deslocamento com cloreto.

Fonte : http://www.xveneq2010.unb.br/resumos/R0503-1.pdf

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