Como o cérebro evoluiu ?


Os seres humanos apresentam um tamanho de cérebro muito maior do que se esperaria de um mamífero de seu tamanho, nos primatas o seus cérebros é o dobro do esperado.Seguindo uma cronologia através de 7 milhões de anos o ser humano desenvolveu e triplicou o tamanho de seu cérebro, tendo ocorrido a maior parte desse crescimento nos últimos 2 milhões de anos.

Para fazer a comparação do tamanho do cérebros é um tanto complicada pois não conseguimos pesar um cérebro de 7 milhões de anos atras e um dos dias atuais, pois os cérebros pertencentes a humanos a 7 milhões de anos atras não existe mais, sofreram deterioração, um método aplicado para deduzir o tamanho do cérebro está em medir dentro dos crânios.

No inicio de nossa existência nossos antepassados apresentavam cérebro com tamanhos semelhantes ao dos primatas, seus cérebros apresentavam em torno de 450 mL de volume interno, sendo o dos chimpanzés entre 400 e 500 mL e  os dos gorilas entre 500 e 700 mL. Nesse inicio dos tempos os  os cérebros já começavam  a apresentar pequenas mudanças.

O terço final da nossa evolução viu quase toda a ação no tamanho do cérebro. Homo habilis, o primeiro do nosso gênero Homo que apareceu 1900 mil anos atrás, vi um salto modesto em tamanho do cérebro, incluindo a expansão de uma parte de linguagem conectado da lóbulo frontal chamada área de Broca. Os primeiros crânios fósseis do Homo erectus, 1,8 milhões de anos atrás, tinham cérebros em média um pouco maior do que 600 ml.
A partir daqui as espécies embarcou em uma marcha ascendente lento, chegando a mais de 1.000 ml por 500 mil anos atrás. Homo sapiens tinham cérebros dentro da faixa de pessoas hoje em dia, com média de 1.200 ml ou mais. Como a nossa complexidade cultural e linguística, necessidades dietéticas e capacidade tecnológica tomou um salto significativo nesta fase, nossos cérebros cresceram para acomodar as alterações. As alterações de forma, vemos acentuar as regiões relacionadas com a profundidade de planeamento, comunicação, resolução de problemas e outras funções cognitivas mais avançada.
Com alguma ironia da evolução, nos últimos 10.000 anos de existência humana realmente encolheu nossos cérebros. De nutrição das populações agrícolas pode ter sido um importante impulsionador desta tendência. Sociedades industriais nos últimos 100 anos, no entanto, ter visto o tamanho do cérebro rebote, como nutrição infantil aumentou ea doença diminuiu. Embora o passado não prever a evolução futura, uma maior integração com a tecnologia e engenharia genética pode catapultar o cérebro humano para o desconhecido.

Comentários

Postagens mais visitadas