Erros que deram CERTO!
Quem nunca por algum motivo misturou duas soluções com o intuito de tentar descobrir algo novo, a seguir lhe mostrarei algumas das criações que surgiram por acaso.
Fósforo
Onde : Alemanha
Quem : Hennig Brand
Quando: 1669
Hennig Brand acabou descobrindo por acaso o fósforo ao tentar produzir ouro através da urina.Em seu porão Brand acumulou o equivalente a 50 galões de urina, e iniciou sua produção sem definição adicionou arbitrariamente reagentes químicos a mistura se tornou pastosa, essa pasta foi submetida a um processo de destilação (separação), os gases formados durante o processo deveriam transforma-se em ouro, ao serem resfriados com água.
Mauveína
Onde : Inglaterra
Quem: William Henry Perkin
Quando: 1956
Foi o primeiro corante organico descoberto apresentando uma coloração purpura. Perkin buscava sintetizar a quinina utilizada no tratamento da malaria. Perkin com seus esforços tentou oxidar a aliltoluidina , mas sem sucesso, em contrapartida ao agitar o frasco percebeu que o solido formado, dissolvia no alcool produzindo uma "tinta" de coloração purpura intensa.
Pólvora
Onde: China
Quem : Alquimistas
Quando: Século IX
Buscando criar o elixir da imortalidade os alquimistas nesta época conseguiram desenvolver a pólvora. A pólvora apresenta a seguinte composição 15% carvão, 75% de salitre e 10% enxofre. Os chineses naquela época utilizaram a pólvora nas guerras eles lançavam bambus contendo a pólvora (bombas explosivas) no inimigo através de catapultas.
Café
Onde : Etiópia
Quem : Monge Kaldi
Quando : Século XVI
Uma lenda conta que um pastor chamado Kaldi observou que suas cabras ficavam mais espertas ao comer as folhas e frutos do cafeeiro. Ele experimentou os frutos e sentiu maior vivacidade. Um monge da região, informado sobre o fato, começou a utilizar uma infusão de frutos para resistir ao sono enquanto orava.O conhecimento dos efeitos da bebida disseminou-se e no século XVI o café era utilizado no oriente, sendo torrado pela primeira vez na Pérsia.
O café no entanto teve inimigos mesmo entre os árabes, que consideravam suas propriedades contrárias às leis do profeta Maomé. No entanto, logo o café venceu essas resistências e até os doutores maometanos aderiram à bebida para favorecer a digestão, alegrar o espírito e afastar o sono, segundo os escritores da época.
A partir de 1615 o café começou a ser saboreado no Continente Europeu, trazido por viajantes em suas frequentes viagens ao oriente. Até o século XVII, somente os árabes produziam café. Alemães, franceses e italianos procuravam desesperadamente uma maneira de desenvolver o plantio em suas colônias.
Comentários