Química Forense, como identificar sangue? - Primeiros passos

Primeiramente devemos ter em mente que o sangue em nosso corpo representa uma porcentagem significativamente de 8% em massa, sendo o sangue uma mistura de vários elementos, sendo eles células, proteínas, materiais inorgânicos e água. Grande maioria dos matérias sólidos no sangue são as células, glóbulos brancos e glóbulos vermelhos. 


O sangue apresenta inúmeras funções em nosso organismo sendo a principal o transporte de oxigênio e dióxido de carbono. Alem disso ele também  é responsável por transportar hormônios ao longo de todo o corpo. O sangue é responsável pela manutenção da temperatura corporal.


A técnica mais comum para a identificação de sangue  é baseada na utilização de luminol. O luminol formado por átomos de carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio — que é diluído em água oxigenada. Está solução em contato com o ferro na hemoglobina, esta reação libera uma luz azulada, suficientemente forte para ser vista no escuro.Esta luz é proveniente da excitação de um elemento químico, nesse caso é o oxigênio.

Quando as gotas da solução de luminol entra em contato com o ferro da hemoglobina no sangue átomos de nitrogênio e hidrogênio escapam das moléculas do luminol. De outro lado a solução passa a captar átomos de oxigênio do sangue, através da saída do nitrogênio e hidrogênio os átomos de oxigênio se excitam. A energia necessaria dessa movimentação dos eletrons é dissipada em forma de particulas luminosas.



Comentários

Postagens mais visitadas