Como é feita a datação ?
Ao se olhar a imagem ao lado vemos claramente um dinossauro, que viveu aqui na Terra a alguns milhões de anos (aproximadamente 230 milhões de anos no período triássico ),sem contar a Terra tendo vivido seus 4,5 Bilhões de anos. Voltando ao fóssil do dinossauro, como se pode avaliar sua vida, como se pode deduzir a quanto tempo ele viveu? para nossa sorte e de alguns arqueólogos temos a química, bem seria muito fácil falsificar um fóssil, com as ferramentas atuais, uma impressora 3d poderia perfeitamente desenvolver o esqueleto mais a química vai mais longe, tão longe que é capaz de estimar a época que o fóssil viveu na terra como? Por um método conhecido como datação.
Utiliza-se a constante de meia vida, sendo assim na datação isotópica mede-se a atividade dos isótopos radioativos, que estão no fóssil, os isótopos usados para a datação incluem o urânio-238, o potássio 40 e o trício Entretanto o exemplo mais importante é a datação por carbono radioativo, que utiliza o decaimento-beta do carbono-14, cuja a meia vida é 5730 anos.
O carbono-12 é o principal isotopo do carbono, mas existe uma proporção pequena do carbono-14 nos seres vivos. Seus núcleos são produzidos quando os núcleos de nitrogênio da atmosfera são bombardeados pelos nêutrons formados nas colisões de raios cósmicos com outros núcleos:
Os átomos de carbono são produzidos na atmosfera em velocidades aproximadamente constante e a proporção entre o carbono-14 e o carbono-12 na atmosfera tende a permanecer constante com o tempo. Os átomos de carbono-14 são incorporados pelos organismos vivos através do 14CO2 por meio da fotossíntese e da digestão.
Apresentando um tempo de meia vida de 5 mil anos, o carbono-14 irá se decompor a metade de sua massa nesse período. Sendo assim é possível calcular o tempo em que um ser vivo residiu na terra pois o decaimento do carbono-14 tem realmente importância quando o organismo vivo morre pois a partir dessa data o corpo para de incorporar o carbono-14.
Método utilizado para a analise do carbono
Quando o ser vivo morre as proporções de carbono-12 e carbono-14 são as mesmas pra os organismos vivos, mas o carbono-14 continua a decair e não é reposto. Ao olhar a relação entre carbono 12 e carbono 14 na amostra e compará-la com a relação em um ser vivo, é possível determinar a idade de algo que viveu em tempos passados de forma bastante precisa.
Uma fórmula usada para calcular a idade de uma amostra usando a datação por carbono 14 é:
Comentários