Como se calculou a velocidade da LUZ?

Roemer

Até 1676, acreditava-se que a luz era instantânea. A luz sendo instantânea se movia a uma velocidade inimaginável, se deslocar sem apresentar variações. Naquele ano, o astrônomo dinamarquês Ole Roemer observou no telescópio que, em comparação com seus cálculos, havia um atraso de 22 minutos nos eclipses das luas de Júpiter,muito inteligente. Roemer concluiu que o atraso correspondia ao tempo que a luz dos satélites levava para alcançar a Terra, à velocidade que estimou em 225 000 quilômetros por segundo.



Esse valor estava bem próximo do que é aceito hoje. O valor correto 299 792 km/s foi determinado apenas em 1926 pelo físico alemão Albert Michelson. Para chegar a esse número, Michelson trabalhou, durante 25 anos, o interferômetro, aparelho que mede em espelhos fixos o desvio da luz refletida por espelhos rotativos.



Como se deu o experimento   


Em 1878, o instrutor de física A.A. Michelson desenvolveu um experimento para calcular a velocidade da luz e provar que ela era finita e mensurável. Eis aqui o que ele fez:


1. Primeiro, ele colocou dois espelhos longe um do outro em dique construído perto do campus, alinhando-os de modo que a luz atingindo um espelho refletia de volta e atingia o segundo. Ele mediu a distância entre os dois espelhos e descobriu que eles estavam a 605,40 metros um do outro.

2. Em seguida, Michelson usou um ventilador movido a vapor para girar um dos espelhos um dos espelhos a 256 revoluções por segundo. O outro espelho permaneceu parado.

3. Usando uma lente, ele focou um feixe de luz no espelho parado. Quando a luz atingiu o espelho parado, ela ricocheteou em direção ao espelho que estava girando, onde Michelson tinha posicionado uma tela de observação. Como o segundo espelho estava se movimentando, o feixe de luz retornado tinha desviado levemente.

4. Quando Michelson mediu o desvio, ele descobriu que era de 133 mm.

5. Usando esse dado, Michelson calculou que a velocidade da luz era de 299.949,53 km/s.

O valor aceito para a velocidade da luz hoje é 299.792,46 km/s. A medição de Michelson estava surpreendentemente perfeita. Mais importante, os cientistas passaram a ter um quadro mais fiel da luz e a base sobre a qual construir as teorias da mecânica quântica e da relatividade.


Experimento de michelson



O vídeo a seguir mostra todo os passos seguidos por michelson e morley, até a sua descoberta sobre a real velocidade da luz, provando assim que a luz não se movia instantaneamente, ou seja ela apresentava uma velocidade de deslocamento assistam e confiram 




Comentários

Postagens mais visitadas