O que é o Gás XV?

VX é um gás tóxico asfixiante extremamente poderoso. Desenvolvido pela Unidade Experimental de Defesa Química em Porton Down, Wiltshire, Inglaterra, no ano de 1952, o etil S-2-diisopropilaminoetilmetilfosfonotiolato, ou simplesmente VX, é 300 vezes mais forte que o fosgênio. É letal a 10 mg/min/m³ no ar, ou 0,3 mg por via oral.
Representação molecular em 3D
O "V" de VX significa longa persistência. Por isso, é mais perigosa e tóxica do que seus primos da variedade "G" como GA (Tabun) e GB (Sarin), que dissipam rapidamente e têm apenas efeitos de curto prazo. Na forma líquida do VX, é absorvida através dos olhos ou da pele da vítima. Ele toma uma ou duas horas para entrar em vigor e os seus efeitos resultam em morte. A forma gasosa, é mais mortífera do que a forma líquida e atua quase imediatamente na vítima. Os efeitos são piores quando ela é inalada e a morte é um fim ao sofrimento.

Caracteristicas Químicas
VX é um inibidor da enzima acetilcolinesterase.Um pulso elétrico causa a liberação de acetilcolina na sinapse e com isso ocorre a contração muscular, sem a ação da acetilcolina não ocorre uma contração muscular.Após essa contração muscular a acetilcolina é quebrada em substâncias não reativas, acetato e colina, pela enzima acetilcolinesterase, estas retornam a vesícula de armazenamento e se juntam novamente formando a acetilcolina.O gás VX bloqueia a ação da acetilcolinesterase pela formação de uma ligação covalente no sitio de ligação da enzima causando uma super-estimulação com resultados físicos como contrações musculares violentas, contrações incessantes nas junções neuromusculares devido ao bloqueio da despolarização neuromuscular, seguido de paralisação dos músculos do corpo incluindo o músculo do diafragma, resultando em morte por asfixia
Representação do fosgênio(CCl2O)

Comentários

Postagens mais visitadas